quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vivências com a natureza

A partir do seguinte questionamento:
Como me relaciono com a natureza no dia-a-dia?
Vivenciar as seguintes situações com a natureza.
Encontre a sua árvore
De olhos vendados uma aluna(o) é orientada para explorar
uma árvore, cheirar, abraçar, tatear para sentir a sua
singularidade.
Após voltam para o local de saída e tiram a venda do colega.
Ele terá que descobrir qual a sua árvore.
Todos devem passar pela experiência.





Fotos da turma 41 C - 2010


































O passeio da lagarta

Usam a venda nos olhos e em fila, com os braços nos ombros uns dos outros, são guiados por um colega condutor, em um caminho sinuoso e com algumas
paradas para cheirar, coletar, erguer os braços, ouvir pássaros, outras vivências. Após tirarem as vendas devem ser incentivados a desenhar o traçado do caminho e identificar as paradas com uso de símbolos. Fotos da turma 31 A/2010
Essas experiências tem o objetivo de despertar o interesse e o contato direto com a natureza. Concentrar a atenção, explorar e orientar a percepção auditiva, sensorial.

Observação de pássaros

As crianças usando um canudo de papelão (papel higiênico ou papel toalha), como se fosse um telescópio, saem para a praça ou pátio da escola para observar pássaros. Após identificam pelo som, cores, em livros de animais, sites internet. O registro pode ser foto, filmagem, desenho, identificando-os. Após fazer uma exposição.

Miniexcursão
Uma experiência em pequenos espaços, onde os alunos de bruços, analisam cada centímetro da trilha com uma lupa observam formigas, aranhas, flores, folhas, minúsculas. Chame atenção para este pequeno mundo que estão entrando em contato. Após fazer uma lista dos elementos observados, pesquisar sobre eles, criar diversos tipos de texto, informativo, poesia, descritivo, narrativo, desenho, entre outros. Expor no varal da turma.
Fonte: Vivências com a natureza - Joseph Cornell _ Gui de Atividade para pais e educadores-Ed. Aquariana
Relacionar com a cultura indigena no dia do índio é uma ideia criativa.
Rita Mendonça "O educador ambiental ensina por suas atitudes"
Divulgadora no Brasil de uma nova metodologia de educação ambiental, a bióloga e socióloga acredita que o professor deve explorar a natureza com os alunos e compartilhar com eles suas impressões Nova Escola – 03/2006
PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA SHARING NATURE

1- Ser receptivo:
Esteja atento ao seu entorno natural o tempo todo. Pergunte-se: “Neste lugar, que tipos de experiências inspiradoras a Natureza tem para oferecer?”. Crie oportunidades para que as pessoas elevem sua consciência por meio das experiências com a Natureza. Seja receptivo tanto às expressões das pessoas quanto às da Natureza.

2- Ensine menos e compartilhe e experiencie mais.
Deixe a Natureza ser a mestra o máximo possível. Esteja atento à sua própria experiência e compartilhe-a. Deixe para falar sobre seus conhecimentos depois.

3- Um sentimento de alegria deve permear a experiência.
Há dois tipos de alegria: a exuberante, da brincadeira e do riso, e a profunda, que vem de sentimentos serenos e expansivos. Cada Vivência com a Natureza deve incluir pelo menos alguns momentos de alegria profunda.

4- Faça com que seu idealismo torne-se prático.
Use as atividades com a Natureza e o Aprendizado Seqüencial para captar a atenção plena e o interesse das pessoas. Então, delicadamente conduza-as e inspire-as para experiências mais profundas com a Natureza.

5- Eleve a consciência das pessoas.
É somente elevando a consciência das pessoas que você verdadeiramente modifica a maneira delas se relacionarem com o mundo à sua volta. Então, concentre-se prioritariamente em aprofundar a percepção e o amor das pessoas pela Natureza.

6- Aja com a Natureza e não para ela.
Compartilhe o verdadeiro espírito da Natureza com os outros; isso é o que realmente as transforma. Dedique tempo todos os dias aprofundando sua própria experiência e relacionamento com a Natureza, para que você possa compartilhá-los.
Joseph Cornell

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituido pela ONU em 1972. Ele faz referência à 1ª Conferência Mundial de Meio Ambiente que aconteceu em Estocolmo, na Suécia, em 5 de junho. Naquela ocasião representantes de diversas nações reuniram-se com o objetivo de discutir a responsabilidade e o papel de cada país na contenção do descontrole ambiental.











































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