Um conhecimento religioso aprofundado é útil num mundo cada vez mais multicultural. O estudo dos textos sagrados das religiões pode ser importante para o desenvolvimento pessoal do indivíduo. As religiões podem responder a perguntas que o homem vem fazendo desde tempos imemoriais.
O respeito pela vida religiosa dos outros, por suas opiniões e seus pontos de vista, é um pré-requisito para a coexistência humana. Não precisamos concordar e nem aceitar tudo como igualmente correto, um bom parâmetro é que estes princípios não violem os direitos humanos.
A religião nunca é vinculada apenas a reflexão intelectual. Ela envolve igualmente as emoções, que são essenciais na vida humana, quanto o intelecto e o pensamento. A música, o canto e a dança apelam para as emoções, na maioria das religiões os fiéis usam esses meios para extravasarem a tristeza, a alegria e o louvor ao seu Deus.
Como ler os textos sagrados nas aulas de ensino religioso?
Para os islâmicos entre agosto e setembro é o mês do Ramadan, quando foi revelado o Alcorão, para Maomé. Este livro sagrado deve ser lido e recitado durante este período e toda a sua vida.
Ramadan é um tempo especial para que os muçulmanos se unam em comunidade, é um tempo para oração, caridade, paciência e sacrifício. O jejum durante o dia é recomendado, mas não para enfermos. O Mês do Ramadan oferece uma oportunidade especial para reviver, renovar e revigorar a fé. Em 2010 ocorre entre 11 de agosto a 09 de setembro.
Para os cristãos em setembro é comemorado o mês da bíblia, o livro da palavra de Deus, pode ser um bom momento para abordar os escritos sagrados do cristianismo.
O surgimento do texto sagrado é muito significativo. "A bíblia também chamada de Sagradas escrituras, foi escrita em tempos diferentes e por vários autores, que por inspiração do Espírito santo, nos transmitiram as mensagens religiosas que Deus dirigiu ao seu povo. A Bíblia se divide em duas partes: O Antigo e o Novo Testamento. A palavra Testamento tem como significado "aliança ou compromisso de Deus com o seu povo"."
Lendo a Bíblia, descobrimos que as mensagens de Deus se dirigem aos que nela creem e podem influenciar seu modo de ser, pensar e agir.
Por onde começar?
Sugestão de trabalho com os textos sagrados do cristianismo, já nas séries iniciais.
A partir de um passeio com as crianças, podemos começar nos perguntando: Olhando ao nosso redor e admirando tudo que vemos, como surgiram? Alguém tem uma resposta? Como tudo começou? Qual é a origem de tudo?
Como é a história das coisas, dos seres vivos?
A partir daí contar a história bíblica da Origem do mundo e da humanidade.
CRIAÇÃO ( Gn 1, 1-31; 2,1-4a
A turma 31 A planejou a uma situação de aprendizagem sobre o tema, que tem os seguintes propósitos:
Dentre as muitas possibilidades de abordagem deste tema, enveredaram pela dinamização do dia a dia da criação, pois permitem a aprendizagem de prática de leituras e escrita relacionadas as multiplas linguagens além de que se leia para produzir algo, e também, relacionar com a nossa vida, um dos importantes propósitos sociais de leitura.
1ª Etapa: Todos sentados em círculo. Iniciar a contação da história:
A história que contaremos agora aconteceu a muito, muito tempo atrás, e através dela podemos aprender como o homem foi criado. Vamos fazer uma viagem inesquecível, para tanto precisamos colocar uma venda nos olhos.
Imaginem-se ingressando numa nave que vai nos levar para o passado, passando por muitos acontecimentos, nascimento dos pais, avós, nascimento de Cristo, dos dinossauros, nascimento do sol, do vento, até que não vemos mais nada, só sentimos uma tranquilidade, paz, só a presença de Deus, nosso grande Pai e Criador. Aí começa a história da criação do universo, da terra e de todos os seres vivos. Tudo isso aconteceu em seis dias. No primeiro dia Deus criou a LUZ e a chamou de dia e a escuridão de noite. Podem tirar a venda e sintam a luz. Como é bom ter luz? Deus também admirou a sua obra e viu que era muito bom. Quais os momentos de escuridão em nossa vida? E os de luz? Vamos pensar...
No segundo dia Deus criou o céu e as águas.
No terceiro dia Deus criou a terra e o mar. A porção seca dos continentes, as montanhas, relva, ervas que produzam sementes, flores, árvores que dão fruto com a semente, cada uma segundo a sua espécie. E Deus viu que eram muito bom. Os alunos formam grupos e escrevem as palavras: flores, ávores, ervas, montanhas, semente, fazem um desenho ao redor e vão para o pátio identificar as coisas criadas.
No quarto dia Deus criou os luzeiros no céu, para separar o dia da noite e para marcar festas, dias e anos e iluminar a terra. O luzeiro maior o SOL, para iluminar o dia, o luzeiro menor a LUA, para iluminar a noite e as estrelas. Deus viu que era muito bom. Vamos procurar os luzeiros que estão escondidos em nossa sala de aula e colocá-los no mural da criação.
No quinto dia Deus disse: que as águas fiquem cheias de seres vivos e os pássaros voem sobre a terra e sob o céu. Deus os abençoou e disse: sejam fecundos, multipliquem-se e encham as águas e a terra. Deus viu que era muito bom. Vamos fazer dobraduras de animais aquáticos, que conhecemos para colocar no mural da criação.
Em círculo sentados no chão, os alunos em pares se observam, tocando no rosto, nas mãos, conversam sobre a beleza de cada um, falam do mais gostam em si. Depois socializam com os colegas, apresentando as características um do outros. Se concordam que a criação é toda muito boa.
No sexto-dia Deus criou animais domésticos, répteis e feras, cada um conforme a sua espécie. Deus criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança, os abençoou e lhes disse: Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e cuidem da criação. E Deus viu tudo o que tinha feito, e tudo era muito bom.
No sétimo dia Deus descansou do seu trabalho de criação. Relacionar com o seu dia de descanso, da aula, dos trabalhos. O que fazem no seu dia de descanso, se frequentam a sua igreja, como descansam. Fontes: Texto do CLJ - Bíblia Sagrada-Ed. Pastoral - Livro das Religiões
Nosso objetivo maior é educar para a observação e reflexão do pluralismo religioso existente em nossa realidade, as bases humanas do ato de crer nos sagrados.
Próximo tema: A teia da Vida.