sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


ÁRVORE DE NATAL

Simboliza o reino de Deus:"Eu sou a árvore, e vós sois os ramos". Quado iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo. O pinheiro nos leva a pensar que sua resistência aos rigores do frio europeu é o simbolo da vida e da graça. O verde fala da esperança da vida eterna.
A árvore também é considerada símbolo da vida, por isso nós a enfeitamos para receber a verdadeira vida que é o CRISTO.

Luana e Katiane 31A.

Papai Noel


O Papai Noel: origem e tradição
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

A roupa do Papai Noel
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.
Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países
- Alemanha (Weihnachtsmann, O "Homem do Natal"), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, "Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).
Bolas coloridas
É o enfeite tradicional da Árvore de Natal. Existem em várias cores, e geralmente são feitas de vidros. Representam os frutos da árvore, que é Jesus. São os talentos, os dons, as boas ações, o amor, o perdão, a esperança e a compreensão. Nossas atitudes sãos os frutos de nossa vida; como as bolas, refletem o que somos. Elas também simbolizam as graças que diariamente recebemos. A cada ano se desgastam no brilho, mas estarão cada vez mais cheias de lembranças e emoções acumuladas.

Símbolos Natalinos


Cartões Natalinos:
A confecção do primeiro cartão de Natal, costuma ser atribuída ao britânico Henry Cole que, em 1843, encomendou a uma gráfica um cartão com a mensagem: "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" porque não tinha tempo para escrever pessoalmente a cada um de seus amigos.
Mas, em 1831, um jornal de Barcelona, na Espanha, quis colocar em funcionamento a técnica da litografia felicitando seus leitores pelo Natal mediante uma estampa, o que já pode ser considerado uma forma de cartão de Natal.
O costume de desejar Boas Festas com o uso de um cartão se estendeu por toda a Europa e, a partir de 1870, estes cartões começaram a ser impressos coloridos. Já a partir desta época a imagem do Papai Noel - com suas diversas variações ao longo das décadas - começou a ser freqüente nos cartões de Natal.
Deise Andréia/ Turma 31A

Símbolos Natalinos

Segundo a tradição católica, o presépio foi criado por São Francisco de Assis, no século XIII, em 1223, na região da Úmbria. Com a permissão do Papa, montou um presépio de palha que representava o ambiente do nascimento de Jesus, com pessoas e animais reais e não bonecos. Neste cenário foi celebrada a missa de Natal e o sucesso foi tamanho que rapidamente se estendeu por toda a Itália. As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha (a tradição chegou com o rei Carlos III, que a importou de Nápoles, no século XVIII), na França (inícios do século XX), no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.

Símbolos Natalinos

Cartões Natalinos:
A confecção do primeiro cartão de Natal, costuma ser atribuída ao britânico Henry Cole que, em 1843, encomendou a uma gráfica um cartão com a mensagem: "Feliz Natal e Próspero Ano Novo" porque não tinha tempo para escrever pessoalmente a cada um de seus amigos.
Mas, em 1831, um jornal de Barcelona, na Espanha, quis colocar em funcionamento a técnica da litografia felicitando seus leitores pelo Natal mediante uma estampa, o que já pode ser considerado uma forma de cartão de Natal.
O costume de desejar Boas Festas com o uso de um cartão se estendeu por toda a Europa e, a partir de 1870, estes cartões começaram a ser impressos coloridos. Já a partir desta época a imagem do Papai Noel - com suas diversas variações ao longo das décadas - começou a ser freqüente nos cartões de Natal.
Deise Andréia/ Turma 31A


SONHO DE NATAL



Todo ano tenho um sonho no natal,
um sonho muito especial.
Crio a ilusão que voltarei a ser uma criança
a espera do Papai Noel, cheia de
esperança.
SONHOS Avestidos customizados GENTE PODE ALIMENTAR
por isso eu insisto em achar
que tudo que eu desejar
o bom velhinho vai me trazer.
Escrevo minha cartinha sem me constranger
e peço tudo que acho que posso merecer.
Peço a ele potinhos variados
com conteúdos especificados.
Que o primeiro contenha
paz,
no segundo,
amor demais,
no terceiro que haja
força espiritual,
e no quarto
saúde física e mental.
É assim que vivo os dias que antecedem o natal,
alimentando desejos, sonhos e ilusões
e acreditando que todos os corações
estarão abertos para repartir
o pouco ou muito que tiverem pra dividir.
Tudo que se reparte acaba sendo triplicado,
tudo que se doa sempre é recompensado.
As sementes de amor, carinho e compaixão
em qualquer solo sempre se multiplicarão.


FELIZ NATAL!!!!!

Fernanda de Moura Cardoso

31 A / 2010

As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse:"Eu sou a luz do mundo.Quem anda comigo não anda nas trevas". Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n'Ele, e como Ele, a luz do mundo. (Natália Werle 31 A)



As renas carregam sinos de anúncio e de convocação. O sino simboliza o respeito ao chamado divino e representa o ponto de comunicação entre o céu e a terra. Remete ao ambiente rural, o tempo da igreja matriz e seus sinos e toques de aviso e de convocação para a vida e para a morte. Samara Schneider 31A

Símbolos Natalinos


COROA DO ADVENTO:
A coroa ou guirlanda do advento é o primeiro anúncio do Natal, e sua cor verde é sinal de vida e esperança. E a fita vermelha é símbolo do amor de Deus para conosco e a expectativa da vinda do Filho de Deus que nasce no Natal.
A coroa ou guirlanda do advento é o primeiro anúncio do Natal, e sua cor verde é sinal de vida e esperança. E a fita vermelha é símbolo do amor de Deus para conosco e a expectativa da vinda do Filho de Deus que nasce no Natal. As velas acesas simbolizam nossa fé e alegria pelo Deus que vem nos iluminar.
As velas acesas simbolizam nossa fé e alegria pelo Deus que vem nos iluminar.


Gabriela Koch/Turma: 31A

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Natal da Sagrada Família Cristã

Os símbolos natalinos pinheiro, bolas, papai noel, guirlanda, presépio, estrela guia entre outros são sempre bem caracterizados nos festejos natalinos. A proposta desta vez é trabalhar a sagrada família e buscar encontrá-la em cada um dos lares dos nossos alunos e alunas.

1.De ínicio podemos entrar na sala de aula com um saco vermelho com um laço verde e questioná-los: o que vocês acham que tem dentro deste saco? Todos devem ser incentivados a lançarem sua hipótese. Após este momento, devemos ir tirando um a um os objetos relacionados anteriormente e que são símbolo do Natal.
2.Podemos trabalhar o significado de cada um deles na festa natalina. Minha sugestão é que nos fixemos mais na Sagrada Família. Como é composta? Como se uniram? O que ela representa para os cristãos?
3.Após ler o texto a seguir:
A festa da Sagrada Família não é só para apresentar o lugar onde Jesus passou a maior parte da sua vida terrena, uma vida em família, mas sobretudo para que vejamos como a mais santa de todas as famílias não tendo sido poupada a tão grandes perigos e dificuldades, confiou na Providência divina e correspondeu fielmente aos planos divinos.
Deus ao enviar seu Filho ao mundo quis que Jesus se inserisse na comunidade humana de forma natural. Como todos nós, Jesus teve uma pátria, uma cidade, uma família. Uma mãe, que o trouxe no seu seio, o envolveu em panos, o acariciou ao seu colo. Um pai que o protegeu com toda a solicitude, que trabalhou para o sustentar com o pão de cada dia. Esta
família tão simples, tão pobre, tão humilde, exteriormente em nada se distingue das outras famílias israelitas.
Qual é a natureza da família no plano de Deus? Um homem e uma mulher, unidos em matrimônio, formam com os filhos uma família. Deus instituiu a família e dotou-a da sua constituição fundamental. O matrimônio e a família são ordenados ao bem dos esposos e à procriação e educação dos filhos. A família torna-se igreja doméstica, porque ela é uma comunidade de fé, de esperança e de amor.
A Sagrada Família, qu
e teve que superar muitas provas dolorosas, serve de exemplo sobre todas as famílias do mundo, principalmente sobre aquelas que vivem em situações difíceis. De igual modo, os homens de cultura e os responsáveis políticos defendem a instituição familiar e a apoiam no enfrentamento aos graves desafios do tempo presente, quando valorizam e contribuem com leis para o seu fortalecimento e proteção.Quais os deveres dos filhos com os pais? Quais os deveres dos pais com os filhos?
Os filhos devem respeito, reconhecimento, docilidade e obediência aos pai
s, contribuindo assim, também com boas relações entre irmãos e irmãs, para o crescimento da harmonia e da santidade de toda a vida familiar. Se os pais se encontrarem em situação de indigência, de doença, de solidão ou de velhice, os filhos adultos devem-lhes ajuda moral e material.
Os pais, participantes da paternidade divina, são os primeiros responsáveis da educação dos filhos e os primeiros anunciadores da fé. Têm o dever de amar e respeitar os filhos como pessoas e filhos de Deus e dentro do possível, de prover às suas necessidades materiais e espirituais... ajudando-os com prudentes conselhos na escolha da profissão e do estado de vida. Em particular, têm a
missão de educá-los na fé cristã. Fonte: www.cliturgica.org
5. Reflexões sobre o texto: análise do conteúdo, vocabulário, inferências, complementos...
6. Incentivá-los a trazer uma foto da sua família sagrada para compor o pinheiro natalino da turma.
7. Cada um pode confeccionar o seu saco de natal para colocar um presente para a sua família a ser entregue na festa de encerramento do ano letivo e Celebração Natalina.
8. Podem enfeitar a janela da sua sala de aula com correntes de papel crepom e enfeites natalinos com as suas fotos.
9. Uns visitarem os outros para conhecer as suas famílias e conversar sobre elas. O que mais gostam na sua família e o que poderia melhorar. Essa abordagem pode motivar as conversas.
10. Ao término da festividade todos levam seu enfeite para casa e colocam no pinheirinho.
Atividade desenvolvida com todas as séries do Curso Normal do IEEEM.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Músicas natalinas

Natal das crianças

Natal, Natal das crianças
Natal da noite de luz
Natal da estrela-guia
Natal do Menino Jesus

Blim-blom, blim-blom, blim-blom
Bate o sino da matriz

Papai, mamãe rezando
Para o mundo ser feliz

Blim-blom, blim-blom, blim-blom
O Papai Noel chegou
Também trazendo presentes
Para a vovó e o vovô.

Ouça no video música: Jesus Salvador- Roberto Carlos