quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O professor e a aprendizagem Significativa-Produtiva e Desafiadora

O vendedor de frutas.

Imaginemos um grupo que deseja conhecer uma fruta nova. Quatro vendedores irão falar sobre ela.

1º Vendedor - Descreve as características da fruta.
2º Vendedor - Descreve as características da fruta, apresentando uma ilustração da mesma.
3º Vendedor - Descreve as características da fruta, apresenta-a, segurando-a na mão.
4º Vendedor - Descreve as características da fruta, apresenta-a, mostrando a fruta na mão, reparte a fruta para que as pessoas sintam o seu sabor, conversem sobre ela, despertando o desejo de querer mais.

Agora, vamos comparar as atitudes dos vendedores com as atitudes dos professores em sala de aula. Os vendedores tinham um objetivo: vender a fruta. O professor tem um objetivo que os alunos aprendam o conteúdo que está sendo ensinado.

- O 1º vendedor apenas descreve a fruta. Muitos professores(as) apenas descrevem a mensagem em cada encontro.
- O 2º vendedor descreve e apresenta uma ilustração da fruta. Muitos professores(as) descrevem a mensagem e apresentam-na apenas através de recursos audiovisuais.
- O 3º vendedor descreve e mostra a fruta ao grupo. Na aula, o professor interage com a mensagem, apresenta ao grupo a sua experiência, considerando-a boa para todos. Essa proposta é válida, por tratar-se de um professor(a) que tem experiência.
- O 4º vendedor apresenta a fruta e permite que o comprador a prove. Este é o educador(a) que apresenta a mensagem e oferece ao grupo a oportunidade da experiência. Considera a sua realidade, permite o envolvimento, a participação, o questionamento, a manifestação de que gosta ou não gosta, o que compreende ou não compreende.

RESUMINDO...

expositiva - o educador(a) fala o tempo todo do conteúdo, supondo que o grupo esteja acompanhando. O grupo está quieto, ouvindo.
expositiva, ilustrativa - Fala doconteúdo, usando recursos audiovisuais sobre o tema. O grupo ouve e visualiza a mensagem.
expositiva, concreta - Fala e mostra concretamente, através do grupo, o sentido do conteúdo. O Grupo ouve, visualiza e faz uma certa experiência de participação.
expositiva, concreta, participativa- o professor(a) é o mediador da interação concreta do grupo. O aluno(a) participa com o grupo, percebendo nele o referencial para partilhar saberes e dúvidas, experiências para aprender melhor. .

Como é a tua prática?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de agosto - Dia do Estudante


O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX, em 1827. Eis sua origem.


Oração do Estudante

Senhor, creio que vale a pena estudar!
Estudando, os dons que me deste hão-de render mais,
e assim poderei servir melhor.
Estudando, estou a santificar-me.
Senhor, que o estudo forje em mim ideais grandes!

Aceita, Senhor, a minha liberdade, a minha memória,
a minha inteligência e a minha vontade.
De Ti, Senhor, recebi estas capacidades para estudar.
Ponho-as em Tuas mãos.
Tudo é Teu. Que tudo se faça segundo a Tua vontade!

Senhor, que eu seja livre!
Ajuda-me a ser disciplinado, interior e exteriormente.

Senhor, que eu seja verdadeiro!
Que as minhas palavras, acções e silêncios,
nunca levem os outros a pensar que sou aquilo que não sou.
Livra-me Senhor, de cair na tentação de copiar.

Senhor, que eu seja alegre!
Ensina-me a cultivar o sentido de humor
e a descobrir e a testemunhar as razões da verdadeira alegria.

Dá-me, Senhor, a felicidade de ter amigos
e de os saber respeitar através das minhas conversas e atitudes.

Deus Pai que me criaste:
ensina-me a fazer da minha vida uma verdadeira obra prima!

Divino Jesus:
imprime em mim as marcas da Tua Humanidade!

Divino Espírito Santo:
ilumina as trevas da minha ignorância;
vence a minha preguiça;
põe na minha boca a palavra certa!