quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Você pode. Você faz?







Com essa indagação desafiadora que os alunos e alunas do IEEEM participaram da Semana da Cidadania, de 13 a 17 de abril de 2009. A semana foi marcada por uma série de debates e palestras sobre: Direitos Humanos e Cidadania; Pastoral Carcerária; Filme ônibus 147; Prática de Justiça Restaurativa e Estatuto da Criança e do Adolescente.



Tecendo a solidariedade





Atividade de confecção de xales para pessoas idosas das comunidades dos alunos da turma 21 A.

Turma 31 A/B em prática pedagógica com alunos e alunas do CSA









São Francisco Protetor da Natureza

Práticas pedagógicas interdisciplinar com educandos do CSA













Turma 41 C - Trabalho e organização social para que todos tenham vida.

















Turma 31 C- Água - Símbolo de vida.

Práticas pedagógicas com alunos e alunas da Educação Infantil e Séries Iniciais do CSA







Turma 21 B


No período de setembro a novembro, às sextas-feiras pela manhã, as escolas se encontraram nas dependências do IEEEM. Todas as situações de aprendizagem foram vivenciadas priorizando o contato com a natureza, ludicidade e espiritualidade.

Estágios da fé


A fé requer comunidade, confiança, crença, envolve a estrutura cognitiva, relacional e afetivas do sujeito. O ambiente tem uma grande contribuição para o desenvolvimento da fé.
Na escola, a criança está atenta aos gestos, sentimentos e palavras transmitidas pelos educadores. As histórias contadas trazem mensagens de esperança, incerteza, medo, cuidado, amor, sentimentos que nutrem a vida humana. Certos de sua intencionalidade os educadores contribuem para o crescimento da fé, na diversidade de religiões presentes em sala de aula.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A CRIANÇA E SUA FÉ

"Todos nós podemos ensinar a criança a ter fé. Em primeiro lugar, temos que ficar na escuta, deixando-nos envolver pela capacidade de admiração e surpresa das crianças. Superar a preocupação pela resposta certa, afinal elas aprendem com os adultos, pais, familiares, professores, e a melhor alternativa é sempre optar pela mais honesta, mesmo que seja "eu não sei" ou "vamos pensar juntos". A partir do que elas já sabem ou dizem construir a resposta, com os limites impostos pela sua faixa etária."
Enquanto bebê e na infância, a noção de Deus é transmitida principalmente pela maneira como os adultos lidam com a criança. A partir deste momento a criança está aprendendo o fundamento da fé, o AMOR, a CONFIANÇA, a COMPAIXÃO.
Em torno dos sete começa a adquirir uma religião, começa a fazer dstinção entre nós e os outros. Este é o tempo da história para interpretar o mundo e dar sentido às experiências. Começam a perceber as contradições dos adultos.
Na adolescência, tentará andar com seus próprios pés, construindo sua identidade como pessoa, questionando a fé e suas práticas. As questões de justiça e injustiça serão pautadas diariamente.

COMO ORAR COM AS CRIANÇAS

"As crianças captam com facilidade o sentimento que está por trás dos gestos, palavras, e interpretam muito mais o sentimento do que as palavras. A partir desta observação, elas também dão a mesma importância."(Fonte: Deus Mora no Céu?A criança e sua fé. Remi Klein, Danilo Streck e Manfredo Wachs. Cap. 3 e 6. Ed. Sinodal.- Coleção Crer e Viver.1993.)