segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A CRIANÇA E SUA FÉ

"Todos nós podemos ensinar a criança a ter fé. Em primeiro lugar, temos que ficar na escuta, deixando-nos envolver pela capacidade de admiração e surpresa das crianças. Superar a preocupação pela resposta certa, afinal elas aprendem com os adultos, pais, familiares, professores, e a melhor alternativa é sempre optar pela mais honesta, mesmo que seja "eu não sei" ou "vamos pensar juntos". A partir do que elas já sabem ou dizem construir a resposta, com os limites impostos pela sua faixa etária."
Enquanto bebê e na infância, a noção de Deus é transmitida principalmente pela maneira como os adultos lidam com a criança. A partir deste momento a criança está aprendendo o fundamento da fé, o AMOR, a CONFIANÇA, a COMPAIXÃO.
Em torno dos sete começa a adquirir uma religião, começa a fazer dstinção entre nós e os outros. Este é o tempo da história para interpretar o mundo e dar sentido às experiências. Começam a perceber as contradições dos adultos.
Na adolescência, tentará andar com seus próprios pés, construindo sua identidade como pessoa, questionando a fé e suas práticas. As questões de justiça e injustiça serão pautadas diariamente.

COMO ORAR COM AS CRIANÇAS

"As crianças captam com facilidade o sentimento que está por trás dos gestos, palavras, e interpretam muito mais o sentimento do que as palavras. A partir desta observação, elas também dão a mesma importância."(Fonte: Deus Mora no Céu?A criança e sua fé. Remi Klein, Danilo Streck e Manfredo Wachs. Cap. 3 e 6. Ed. Sinodal.- Coleção Crer e Viver.1993.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário