terça-feira, 20 de abril de 2010

Orações na escola

Orar na escola é uma prática que vem do período em que o ensino religioso era obrigatório. As orações eram da tradição religiosa dominante, tanto que é prática comum nos legislativos municipais e nas falas iniciais em diversos eventos orar e invocar a proteção divina. Nas séries iniciais a criança se encontra na etapa operatório-concreta e a sua aprendizagem é marcada pela experiência, modelos de conduta dos adultos, assimilação de novas convivências na escola. Na escola necessita reafirmar sua identidade religiosa, conhecer e respeitar a diversidade presente na sua realidade próxima e distante. A Lei nº 9475/97, apresenta uma nova redação para o art. 33 da LDBEN,"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.".

A oração na escola deve contemplar textos sagrados diversos, dando conhecimento a que religião pertencem, como referencial de ensinamentos sobre a fé e a prática das tradições religiosas.

Estudo das orações nas tradições religiosas.
Tempo: uma ou duas aulas, como suporte para orações e celebrações o ano todo.
Desenvolvimento:
Iniciar com a palavra oração em destaque e
solicitar que os alunos e alunas exponham quais as preces que eles conhecem.Quando rezam? Por que rezam? Aprenderam com quem a rezar?
Após registrar no caderno a mais citada.
Em seguida explicar o que significa a oração nas tradições religiosas, como elas transmitem a fé dos seus seguidores. Mostrar gravuras como exemplos de fiéis orando.
Pode selecionar da Bíblia um Salmo, uma oração indigena, um cântigo, pra explorá-los com as crianças, qual a mensagem: súplica, agradecimento, declaração de fé. Comparar com a registrada no caderno e identificar palavras com significados semelhantes e a sua mensagem.
Podem escolher uma para escrever em papel colorido, ilustrando-a e expô-la no varal da turma.
Em seguida são incentivados a pensarem como criar orações para os diversos temas estudados, vivências da aula.
Como pesquisa: perguntar em casa quais as orações dos pais, avós, irmãos e por que são as escolhidas.
A partir desse estudo trazer outras orações e contextualizá-las.
Salmo dos povos indigenas
Ouve, Senhor de todos os povos,
Maíra nas origens,
nosso primeiro Pai Nhamandu.
Ouve, sim, a nossa voz que vem
do fundo das nossas perplexidades,
da multidão dos nossos mortos,
das nossas incontáveis dores.
Querem as nossas terras, inundam as nossas matas, traficam com nossas vidas e culturas, desprezam nossa sabedoria milenar.
Mas nós cremos em ti
e celebramos o teu nome, dançamos o teu mistério,
canamos a tua glória
porque os amas e nos fazes felizes.
(Madiha - Ocheiro da terra. Paulinas)Revista Diálogo
Oração Shema(oração judaica)
Escuta ó Israel, o Eterno é nosso Deus! O Eterno é Único. Bendito sejam o nome e a glória do seu Reino por todo o sempre. Amarás ao Eterno, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda tua força. Que estas palavras que hoje te ordeno sejam gravadas no teu coração! Tu as ensinarás aos teus filhos, falando delas ao te sentares na tua casa, quando estiveres caminhando, ao te deitares e ou te levantares. E as atarás de sinal á tua mão e as manterás com um símbolo entre os teus olhos. E as escreverás nos batentes da tua casa e nas tuas portas.