quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Natal da Sagrada Família Cristã

Os símbolos natalinos pinheiro, bolas, papai noel, guirlanda, presépio, estrela guia entre outros são sempre bem caracterizados nos festejos natalinos. A proposta desta vez é trabalhar a sagrada família e buscar encontrá-la em cada um dos lares dos nossos alunos e alunas.

1.De ínicio podemos entrar na sala de aula com um saco vermelho com um laço verde e questioná-los: o que vocês acham que tem dentro deste saco? Todos devem ser incentivados a lançarem sua hipótese. Após este momento, devemos ir tirando um a um os objetos relacionados anteriormente e que são símbolo do Natal.
2.Podemos trabalhar o significado de cada um deles na festa natalina. Minha sugestão é que nos fixemos mais na Sagrada Família. Como é composta? Como se uniram? O que ela representa para os cristãos?
3.Após ler o texto a seguir:
A festa da Sagrada Família não é só para apresentar o lugar onde Jesus passou a maior parte da sua vida terrena, uma vida em família, mas sobretudo para que vejamos como a mais santa de todas as famílias não tendo sido poupada a tão grandes perigos e dificuldades, confiou na Providência divina e correspondeu fielmente aos planos divinos.
Deus ao enviar seu Filho ao mundo quis que Jesus se inserisse na comunidade humana de forma natural. Como todos nós, Jesus teve uma pátria, uma cidade, uma família. Uma mãe, que o trouxe no seu seio, o envolveu em panos, o acariciou ao seu colo. Um pai que o protegeu com toda a solicitude, que trabalhou para o sustentar com o pão de cada dia. Esta
família tão simples, tão pobre, tão humilde, exteriormente em nada se distingue das outras famílias israelitas.
Qual é a natureza da família no plano de Deus? Um homem e uma mulher, unidos em matrimônio, formam com os filhos uma família. Deus instituiu a família e dotou-a da sua constituição fundamental. O matrimônio e a família são ordenados ao bem dos esposos e à procriação e educação dos filhos. A família torna-se igreja doméstica, porque ela é uma comunidade de fé, de esperança e de amor.
A Sagrada Família, qu
e teve que superar muitas provas dolorosas, serve de exemplo sobre todas as famílias do mundo, principalmente sobre aquelas que vivem em situações difíceis. De igual modo, os homens de cultura e os responsáveis políticos defendem a instituição familiar e a apoiam no enfrentamento aos graves desafios do tempo presente, quando valorizam e contribuem com leis para o seu fortalecimento e proteção.Quais os deveres dos filhos com os pais? Quais os deveres dos pais com os filhos?
Os filhos devem respeito, reconhecimento, docilidade e obediência aos pai
s, contribuindo assim, também com boas relações entre irmãos e irmãs, para o crescimento da harmonia e da santidade de toda a vida familiar. Se os pais se encontrarem em situação de indigência, de doença, de solidão ou de velhice, os filhos adultos devem-lhes ajuda moral e material.
Os pais, participantes da paternidade divina, são os primeiros responsáveis da educação dos filhos e os primeiros anunciadores da fé. Têm o dever de amar e respeitar os filhos como pessoas e filhos de Deus e dentro do possível, de prover às suas necessidades materiais e espirituais... ajudando-os com prudentes conselhos na escolha da profissão e do estado de vida. Em particular, têm a
missão de educá-los na fé cristã. Fonte: www.cliturgica.org
5. Reflexões sobre o texto: análise do conteúdo, vocabulário, inferências, complementos...
6. Incentivá-los a trazer uma foto da sua família sagrada para compor o pinheiro natalino da turma.
7. Cada um pode confeccionar o seu saco de natal para colocar um presente para a sua família a ser entregue na festa de encerramento do ano letivo e Celebração Natalina.
8. Podem enfeitar a janela da sua sala de aula com correntes de papel crepom e enfeites natalinos com as suas fotos.
9. Uns visitarem os outros para conhecer as suas famílias e conversar sobre elas. O que mais gostam na sua família e o que poderia melhorar. Essa abordagem pode motivar as conversas.
10. Ao término da festividade todos levam seu enfeite para casa e colocam no pinheirinho.
Atividade desenvolvida com todas as séries do Curso Normal do IEEEM.