A partir desta pergunta construir um cartaz com as palavras e imagens que os alunos e alunas escolheram para expressar sua resposta. Atividade realizada em duplas ou trios.
Vamos aprender que:
Os seres humanos, o meio ambiente, os seres vivos e as nações são dependentes e conectados.
Agredindo o ambiente, direta ou indiretamente agredimos a nós mesmo.
A Terra tem uma função a cumprir: permitir a vida e a evolução das espécies e dos indivíduos. A Terra é um ser vivo e como tal deve ser respeitado e amado.
1ª Etapa:
Uma maneira muito útil de entender o mundo consiste em perceber que ele é composto por sistemas organizados. Mas o que é um sistema?
- Um sistema é um conjunto de dois ou mais elementos organizados (subsistemas) que interagem em função de um objetivo comum.
- Um sistema consiste em três tipos de coisas: elementos, interconexões e um objetivo.
Uma escola é um sistema, assim como uma máquina, uma árvore, uma célula. O nosso Planeta Terra também é um grande sistema vivo.
Uma ávore é um sistema, contido em um ecossitema maior, que é a floresta, dentro de um maior que é a Terra, dentro de sistemas maiores, que são o sistema solar, a galáxia e o universo.
Nosso corpo é um sistema formado por subsistemas; respiratório, por exemplo, é um deles, composto por órgãos como os pulmões, tecidos, células, organelas celulares.
Pensar em termos de sistemas é o que se chama de pensamento sistêmico. É muito útil para compreender e resolver problemas sociais e ambientais. Porém para compreender e estudar a relaidade, a ciência moderna começou a dividir os objetos de estudo em partes cada vez menores. Usamos o pensamento analítico, que tudo divide e separa. Isso oportunizou a cura de diversas doenças e o código genético. Através dele se projetaram os grandes artefatos da nossa tecnologia.
O extermínio do hipopótamo em certas regiões da África do Sul, com a finalidade de facilitar a navegação nos rios, é um ótimo exemplo das complexas relações que uma espécie mantém com todo o seu ecossistema. Sem conhecer a teia da vida, a morte dos hipopótamos acabou desencadeando a proliferação da esquitossomose e a falta de recursos alimentares para a população local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário