quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A TEIA DA VIDA

O QUE FAVORECE A VIDA?
A partir desta pergunta construir um cartaz com as palavras e imagens que os alunos e alunas escolheram para expressar sua resposta. Atividade realizada em duplas ou trios.
Vamos aprender que:
Os seres humanos, o meio ambiente, os seres vivos e as nações são dependentes e conectados.
Agredindo o ambiente, direta ou indiretamente agredimos a nós mesmo.
A Terra tem uma função a cumprir: permitir a vida e a evolução das espécies e dos indivíduos. A Terra é um ser vivo e como tal deve ser respeitado e amado.
1ª Etapa:
Uma maneira muito útil de entender o mundo consiste em perceber que ele é composto por sistemas organizados. Mas o que é um sistema?
  • Um sistema é um conjunto de dois ou mais elementos organizados (subsistemas) que interagem em função de um objetivo comum.

  • Um sistema consiste em três tipos de coisas: elementos, interconexões e um objetivo.

Uma escola é um sistema, assim como uma máquina, uma árvore, uma célula. O nosso Planeta Terra também é um grande sistema vivo.

Uma ávore é um sistema, contido em um ecossitema maior, que é a floresta, dentro de um maior que é a Terra, dentro de sistemas maiores, que são o sistema solar, a galáxia e o universo.

Nosso corpo é um sistema formado por subsistemas; respiratório, por exemplo, é um deles, composto por órgãos como os pulmões, tecidos, células, organelas celulares.

Pensar em termos de sistemas é o que se chama de pensamento sistêmico. É muito útil para compreender e resolver problemas sociais e ambientais. Porém para compreender e estudar a relaidade, a ciência moderna começou a dividir os objetos de estudo em partes cada vez menores. Usamos o pensamento analítico, que tudo divide e separa. Isso oportunizou a cura de diversas doenças e o código genético. Através dele se projetaram os grandes artefatos da nossa tecnologia.

Através do pensamento analítico, ao estudar uma flor, os cientistas a dividem em partes cada vez menores. Contudo, aofragmentála em seus componentes, como suas pétalas, células, moléculas e átomos, muitas vezes perdemos a compreensão de sua totalidade e de tudo o que a flor significa: sua beleza, perfume, valor ecológico e assim por diante.
A interligação dos conhecimentos poderá compor um quadro mais detalhado de como o planeta funciona, entender melhor a sua complexidade e as interações entre os sistemas culturais e econômicos aos quais pertencemos.
Começando a dar mais atenção à teia da vida, ampliamos horizontes, temos uma visão da totalidade e passamos a assumir mais responsabilidade sobre nossos atos no planeta Terra. A mesmo interdependência que opera natureza opera nos sistemas mundiais, comerciais e políticos. Liga povos, lugares e culturas.
Uma das ciências mães do pensamento sistêmico é a ecologia. A palavra "ecologia" deriva do grego oikos, que significa casa, e de logos, que significa estudo. Ecologia é o estudo da casa, sua organização, interdependências, seu sistema.
Podemos contar uma história que caracteriza a teia da vida.
Material: Folhas de sulfite em branco e fita adesiva. Novelo de lã ou barbante.
Necessita-se de sete participantes. Cada um vai representar um elemento da história abaixo ( o hipopótamo, a lama, o caramujo, o ser humano, as algas, os crustáceos, peixes). Cada participante coloca um pequeno cartaz em seu peito (o que pode ser feito utilizando-se folha de sulfite e fita adesiva) com o nome de cada elemento da história (um representará o hipopótamo; outro o caramujo, e assim por diante. Ler o texto abaixo e, com um fio, interligar os personagens da história, formando visivelmente uma teia, na qual podem ser vistas claramente as interconexões entre os seus elementos, as quais fazem parte de todos os sistemas vivos.


O extermínio do hipopótamo em certas regiões da África do Sul, com a finalidade de facilitar a navegação nos rios, é um ótimo exemplo das complexas relações que uma espécie mantém com todo o seu ecossistema. Sem conhecer a teia da vida, a morte dos hipopótamos acabou desencadeando a proliferação da esquitossomose e a falta de recursos alimentares para a população local.
O ser humano exterminou os hipopótamos, ao caminharem no fundo do rio,...agitavam a lama depositada, facilitandoa circulação da água. Com o seu desaparecimento, os rios "entupiram, alagando as regiões ao seu redor.
Com isso, o caramujo transmissor da esquistossomose (barriga dágua), que vive em águas paradas, encontrou boas condições de desenvolvimento...
e a doença se espalhou pela região, contaminando o ser humano.
Mais ainda: descobriu-se depois que as fezes do hipopótamo funcionavam como adubo que estimulava o desenvolvimento de algas no fundo do rio.
Essas algas serviam de alimento para pequenos crustáceos (bichinhos semelhantes a um camarão) que, por sua vez,... eram comidos pelos peixes.
Sem o hipopótamo, a população de peixes diminuiu, e os seres humanos deixaram de comer carne de peixe e começaram a passar fome.
Depois de formada a teia, comentar sobre os elos de dependência que existem entre os elementos. Nossas ações podem ter consequências em um sistema maior.
Em grupos os alunos buscam outros exemplos de teia da vida, como mata ciliar, água, borboletas, abelhas, minhocas...
Fonte: Jornada de Amor a Terra - Ética e educação em valores universais- Laura G. Roizman e Elci Ferreira. Palas Athena Editora
















Nenhum comentário:

Postar um comentário