quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dia do Índio




Dia do Índio

Foto: Daniel Munduruku Escritor indígena com 37 livros publicados,graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutorando em Educação na USP. Diretor presidente do INBRAPI-Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República e Pesquisador do CNPq. Membro da Academia de Letras de Lorena.

História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de abril, o Dia do Índio. Esa data foi criada em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei nº 5540. Mas por que foi escolhida esta data?

Origem da data

Em 1940, no México, aconteceu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Onde líderes indígenas deste continente forma reunir-se para discutir suas necessidades, reivindicações. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento. Mas no dia 19 de abril aconteceu uma participação muito grande de delegações, inclusive do Brasil ficando assim reconhecido em todo continente como um dia especial.

Comemorações e importância da data

Neste dia ocorrem vários movimentos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas os alunos pesquisam sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições.

Devemos lembrar da sua importância para a preservação ambiental e direito a suas terras e cultura.







Nenhum comentário:

Postar um comentário