quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Histórias Bíblicas

O Livro de Jó
O livro de Jó é um dos livros sapienciais do Antigo Testamento. Também é considerada uma das mais belas histórias de provação e fé (fidelidade, confiança). É considerado um dos livros mais antigos da Bíblia. A autoria de Jó é incerta.
As alunas e aluno da turma 31 B, contaram a história usando a técnica da montagem de cena.
1ª Etapa:
Apresentaram a Bíblia e falaram do seu conteúdo, identificando o livro sagrado com a religião cristã.


Após escreveram no quadro a seguinte expressão:
"Haja paciência de Jó". Já ouviram? Da onde vem? O que significa?
a)Vamos desenhar o que pensamos e relacionamos a ter a paciência de Jó. b) Outra sugestão é buscar gravuras de revistas e/ou jornais que representem situações em que temos que ter paciência. c) Outra sugestão é explorar oralmente quando precisamos ter muita paciência.
Formulando assim a 1ª Hipótese.
2ª Etapa:
Vamos conhecer a história de Jó? Localiza-se a história na Bíblia, mostrando para eles. A história é contada com entonação de voz e expressão, usando uma versão resumida.
Jó é experimentado nos seus bens- Em Hus, terra da Arábia, vivia um homem chamado Jó, justo, temente a Deus e afastado do mal. Tinha 7 filhos e 3 filhas; possuía grandes rebanhos de ovelhas, camelos, bois e jumentos, além de muitos criados. Era homem importante em todo o Oriente. Deus experimentou-o, permitindo a Satanás que lhe fizesse muito mal. Um dia, chegou um mensageiro e disse a Jó: "Andavam os bois a lavrar e as ovelhas a pastar e eis que surgiram os sabeus e os levaram. Passaram a espada nos criados. Só escapei eu para vos contar esta notícia." Falava ainda quando chegou outro mensageiro que disse: "Os caldeus lançaram-se sobre os camelos, levaram-nos e trucidaram todos os criados. Só escapei eu para vos trazer esta notícia." Enquanto este falava, entrou outro mensageiro dizendo: "Os vossos filhos e filhas estavam a comer e beber em casa do irmão mais velho. De repente desencadeou-se um violento furacão vindo do deserto. Sacudida de todos os lados, a casa desabou sobre eles e esmagou a todos. Só eu escapei para vos anunciar esta triste notícia."
Então Jó levantou-se, rasgou as vestes e, raspada a cabeça, prostou-se por terra e adorou o Senhor, dizendo: "O Senhor deu, o Senhor tirou. Como foi do agrado do Senhor, assim se sucedeu. Bendito seja o nome do Senhor!. Jó não pecou em nenhuma destas acontecimentos, nem pronunciou nenhuma palavra incensata contra Deus.



Jó é experimentado na sua saúde- Satanás foi então ferir Jó com lepra, que o cobriu desde a planta dos pés até ao alto da cabeça. E Jó tirava o pus de suas úlceras com um pedaço de telha. Dizia-lhe a mulher : "Ainda estás firme na tua piedade?" . Ele respondia: "Falas como uma mulher insensata. Se recebemos os bens da mão de Deus, por que não receberemos também os males?"
Jó permanece fiel a Deus- Alguns amigos de Jó ousaram afirmar que Deus o castigava por causa dos seus pecados. Mas Jó disse: "Ainda que Deus me matasse, confiaria sempre nele. Eu sei que o meu Redentor vive e que no último dia ressurgirei da terra; serei novamente revestido do meu corpo e na minha carne verei o meu Deus. Sim, eu mesmo o verei e os meus olhos o hão de contemplá-lo. Esta esperança repousa no meu coração."
Deus dá a Jó o dobro dos bens perdidos- Deus restituiu o dobro de tudo uqe ele possuía. Deu-lhe também sete filhas e três filhos. Jó viveu ainda 140 anos e viu os filhos de seus filhos até a quarta geração.

Após a leitura os estudantes elaboram a montagem de cena, fazem um ensaio e apresentam. São fotografados pela professora.
3ª Etapa- a) Relacionar com o desenho e 1ª hipótese. Comentários.
b)Apreciam suas fotos na tela do computador e imprimem para ordenar as imagens da história e registrá-las em um cartaz e no caderno a narrativa.
OBS: Com este texto temos a oportunidade para refletir sobre o valor educativo do sofrimento; Fé e sofrimento; Relação de Deus com as criaturas em oposição a telogia da retribuição; A paciência como sabedoria humana inspirada em Deus. O dia-a-dia também é manifestação de Deus e da revelação do seu projeto.
Fonte: www.estudosbíblicos.com.br ; www.bíbliaonline.com.br Livro da Bíblia de Jerusalém.