O medo tem sua importância histórica para a humanidade. Esse sentimento é necessário, é uma emoção fabricada pelo cérebro, que provoca mudanças no corpo inteiro, deixando-nos mais alertas, fortes e cuidadosos. As plantas e os bichos também sentem medo. Claro que quando é demais o medo atrapalha e pode virar doença. Portanto o medo nos protege.
Nesta atividade vamos
falar dos medos de cada um.
Objetivos:
Identificar através da linguagem do desenho os seus medos.
Ouvir com atenção o poema lido pela professora sobre os medos das pessoas.
Expressar-se por escrito produzindo quadrinhas sobre os medos e sugerindo formas de enfrentá-los.
Recursos: Poema de Ruth Rocha: Quem tem medo de quê?, Reportagem sobre os efeitos do medo em nosso organismo e a sua importancia para nossa proteção.
Conteúdos:comunicação oral, conceito de medo, verso e rimas, vocabulário e ortografia.
Desenvolvimento:
1º Momento: Após diálogo sobre os medos de cada um, os alunos desenham no caderno imagens, símbolos de seus medos.
2º Momento: Em duplas conversam sobre o que fazem quando sentem medo? o que acontece no seu corpo e mente?
3º Momento: Leiturado poema de Ruth Rocha: Quem tem medo de quê? Comentar sobre a voz que dá dicas de como enfrentar o medo. Ler quantas vezes forem necessárias para eles criarem a solução para os seus medos em forma de versos e rimas.
4º Momento: Socialização das produções. Criar um cartaz com os medos da turma e as quadrinhas para soluciná-los.
5º Momento: Encenar sobre os seus medos e filmar para criar um moviemaker, para apresentar a uma outra turma amiga.
Ex: O grito, do noruegues, Edvard Munch, datada de 1893.
Avaliação: Produções de rimas e versos. Oralidade. Curiosidade na descoberta de novas rimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário