terça-feira, 1 de março de 2011

Carnaval a relação sagrado-profano.

As cores e ritmos africanos marcam a festa brasileira.
Esta comemoração teve início na Europa, há muitos séculos, sendo preservada até hoje em países como França, Itália e Alemanha. Existem diversas explicações para sua origem, desde os festejos do ano novo às orgias de gregos e romanos.

De acordo com o calendário cristão, celebra-se o carnaval na terça-feira anterior ao início da Quaresma, período de reflexão e recolhimento que, por sua vez, antecede a Páscoa e tem duração de 40 dias.

No Brasil, a exemplo de outras festas populares, o carnaval adquire diferentes contornos conforme as tradições de cada região, mas sempre com marcante influência das cores e dos ritmos africanos.

O frevo, o maracatu e os bonecos gigantes tomam conta das ruas pernambucanas, enquanto na Bahia milhares de pessoas pulam, dançam e cantam por horas a fio atrás dos trios elétricos.

Em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e outras capitais brasileiras, o carnaval de rua, dos blocos, cordões e marchinhas acabou transformando-se nos suntuosos desfiles das escolas de samba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário