domingo, 6 de dezembro de 2009

NÃO É DIFÍCIL PERDOAR

HISTÓRIA
Ângela e Julia estavam discutindo fortemente, ambas muito zangadas. Era difícil descobrir a causa da briga, mas provavelmente não se tratava de motivo muito sério.
Quando as vozes das duas aumentaram de volume, os cabelos começaram a ser puxados e as ameaças de agressão física passaram a ser reais, a mãe achou por bem entrar em cena.
-Brigando outra vez? - ralhou a mãe com as duas. - Fico envergonhada pelo comportamento de vocês. E você, Ângela, me surpreende pelo mau exemplo que dá à sua irmã mais nova. Vão já para a cama. As duas! Parece que essa briga aconteceu por que vocês estão passando da hora de dormir.
Resmungando, e ainda com cara de poucas amigas, as duas usbiram as escadas para o quarto de dormir. A mãe às seguiu e beijou cada uma delas, desejando-lhes boa noite. Percebeu ainda muita raiva no rosto de ângela.
-Você não deve dormir com esse sentimento de ódio no coração. Faça as pazes com Julia. Imagine se acontecesse alguma coisa ruim com ela nesta noite. Você nunca irira se perdoar por isso.
A menina ficou em silêncio. Sabia o que deveria fazer, mas algo lá dentro parecia impedi-la de se desculpar com a irmã.
Quando a mãe virou-se para sair, ouvu Ângela dizer baixinho para Júlia:
-Mamãe disse que a gente deveria fazer as pazes, disse que eu deveria me sentir triste por causa da nossa briga para não me arrepender depois. Tudo bem, eu peço desculpas; mas se você não morrer essa noite, amanhã cedinho eu pego você.
-Ângela! - a mãe repreendeu a filha, abrindo a porta. - Que coisa terrível você está dizendo para sua irmã. Essa não é a maneira correta de perdoar!
-Mas ela me deu um tapa no rosto - justificou-se a menina.
-É provável - concordou a mãe - e talvez tenha mesmo ofendido você. Não se lembra do que Jesus disse para fazer quando alguém bate em nossa face? Oferecermos o outro lado.
-Mas a Júlia vive me aborrecendo, sujando minhas bonecas, quebrando meus brinquedos...
-Ela é sua irmã menor e ainda tem de aprender a respeitar. se você a ensinar com aor e não com brigas, poderá conseguir resultado muito melhor. A Bíblia também diz que devemos amar nossos inimigos... e Júlia nem é sua inimiga.
Relutantemente, a princípio, Ângela concordou em orar o "Pai Nosso" com a mãe. E ela enfatizou bem a parte que diz "Perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos aos nossos devedores".
Quando Ângela compreendeu que só o amor de Jesus no coração nos pode levar a perdoar os que nos ofendem, levantou-se e deu um longo abraço em Júlia. Ambas perdoaram-se mutuamente e tiveram uma noite de sono muito feliz.
(Arthur Maxwell. Retirada da Revista Nosso Amiguinho, Agosto , 2009)
Situções de aprendizagem a partir da história
TURMA: 4° ano
OBJETIVOS:

* Encenar uma situação de conflito , representando através da arte os sentimentos e opiniões sobre a ação de perdoar, apó ouv uma história sobre o tema
* Debater no grande grupo sobre o perdão, expondo opiniões e aceitando a dos colegas;
* Escrever uma história sobre o tema perdão, expressando ideias e opiniões, trabalhando com diferentes formas de leitura e escrita;
RECURSOS: Fichas com situações de conflito: briga entre irmãos; briga familiar; briga entre amigos; mentira; brincadeiras preconceituosas. Caderno, lápis, borracha, folha de ofício.

DESENVOLVIMENTO:
1° passo: SENSIBILIZAÇÃO
Divididos em seis grupos de três integrantes cada. Cada grupo receberá uma situação de conflito: brigas familiares, entre amigos, mentira e brincadeiras preconceituosas. A partir dessa situação, o grupo deverá organizar uma encenação para representá-la. Apresentar para a turma. Depois da apresentação de todos os grupos, a professora mediará um debate sobre as situações apresentadas e como o ato de perdoar foi apresetao.. Fará também alguns questionários, como:
-Como você reagiria se isso acontecesse com você? Você saberia perdoar a outra pessoa? E se você tivesse que ser perdoado?

2° passo: HORA DO CONTO
A professora contará a história em forma de narrativa, com boa entonação na voz e diferença de timbre, dando mais enfase a alguns trechos.

Questionamentos: - O que vocês fariam se estivessem no lugar de Ângela? Vocês já se viram em situação parecida, com conflitos com um irmão? Como vocês agiram e resolveram o problema? É fácil perdoar quando nos sentimos magoados e ofendidos com uma pessoa? O que para vocês é perdão?

3° passo: CRIAÇÃO
Cada grupo, formado no início através das situações, deverá em seu caderno criar uma história sobre a situação encenada no início, pensando uma maneira criativa para resolver o problema e com isso o perdão.

4° passo: SOCIALIZAÇÃO
Cada grupo terá a oportunidade de ler sua história para o grande grupo, treinando a leitura e a entonação. Depois, as histórias serão corrigidas no vocabulário e na organização das frases, sendo fixadas no mural das Construções Literárias.

Qual o ideal de felicidade que essa história expressa? A história nos ensina que a felicidade se dá através da harmonia e união entre a família. E que é impresindível saber perdoar para encontrar a nossa felicidade e a das pessoas que nos cercam.

Por Franciele Inês Alves e Gabriela Helena Nicolini

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