quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O professor e a aprendizagem Significativa-Produtiva e Desafiadora

O vendedor de frutas.

Imaginemos um grupo que deseja conhecer uma fruta nova. Quatro vendedores irão falar sobre ela.

1º Vendedor - Descreve as características da fruta.
2º Vendedor - Descreve as características da fruta, apresentando uma ilustração da mesma.
3º Vendedor - Descreve as características da fruta, apresenta-a, segurando-a na mão.
4º Vendedor - Descreve as características da fruta, apresenta-a, mostrando a fruta na mão, reparte a fruta para que as pessoas sintam o seu sabor, conversem sobre ela, despertando o desejo de querer mais.

Agora, vamos comparar as atitudes dos vendedores com as atitudes dos professores em sala de aula. Os vendedores tinham um objetivo: vender a fruta. O professor tem um objetivo que os alunos aprendam o conteúdo que está sendo ensinado.

- O 1º vendedor apenas descreve a fruta. Muitos professores(as) apenas descrevem a mensagem em cada encontro.
- O 2º vendedor descreve e apresenta uma ilustração da fruta. Muitos professores(as) descrevem a mensagem e apresentam-na apenas através de recursos audiovisuais.
- O 3º vendedor descreve e mostra a fruta ao grupo. Na aula, o professor interage com a mensagem, apresenta ao grupo a sua experiência, considerando-a boa para todos. Essa proposta é válida, por tratar-se de um professor(a) que tem experiência.
- O 4º vendedor apresenta a fruta e permite que o comprador a prove. Este é o educador(a) que apresenta a mensagem e oferece ao grupo a oportunidade da experiência. Considera a sua realidade, permite o envolvimento, a participação, o questionamento, a manifestação de que gosta ou não gosta, o que compreende ou não compreende.

RESUMINDO...

expositiva - o educador(a) fala o tempo todo do conteúdo, supondo que o grupo esteja acompanhando. O grupo está quieto, ouvindo.
expositiva, ilustrativa - Fala doconteúdo, usando recursos audiovisuais sobre o tema. O grupo ouve e visualiza a mensagem.
expositiva, concreta - Fala e mostra concretamente, através do grupo, o sentido do conteúdo. O Grupo ouve, visualiza e faz uma certa experiência de participação.
expositiva, concreta, participativa- o professor(a) é o mediador da interação concreta do grupo. O aluno(a) participa com o grupo, percebendo nele o referencial para partilhar saberes e dúvidas, experiências para aprender melhor. .

Como é a tua prática?

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

11 de agosto - Dia do Estudante


O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX, em 1827. Eis sua origem.


Oração do Estudante

Senhor, creio que vale a pena estudar!
Estudando, os dons que me deste hão-de render mais,
e assim poderei servir melhor.
Estudando, estou a santificar-me.
Senhor, que o estudo forje em mim ideais grandes!

Aceita, Senhor, a minha liberdade, a minha memória,
a minha inteligência e a minha vontade.
De Ti, Senhor, recebi estas capacidades para estudar.
Ponho-as em Tuas mãos.
Tudo é Teu. Que tudo se faça segundo a Tua vontade!

Senhor, que eu seja livre!
Ajuda-me a ser disciplinado, interior e exteriormente.

Senhor, que eu seja verdadeiro!
Que as minhas palavras, acções e silêncios,
nunca levem os outros a pensar que sou aquilo que não sou.
Livra-me Senhor, de cair na tentação de copiar.

Senhor, que eu seja alegre!
Ensina-me a cultivar o sentido de humor
e a descobrir e a testemunhar as razões da verdadeira alegria.

Dá-me, Senhor, a felicidade de ter amigos
e de os saber respeitar através das minhas conversas e atitudes.

Deus Pai que me criaste:
ensina-me a fazer da minha vida uma verdadeira obra prima!

Divino Jesus:
imprime em mim as marcas da Tua Humanidade!

Divino Espírito Santo:
ilumina as trevas da minha ignorância;
vence a minha preguiça;
põe na minha boca a palavra certa!

sábado, 26 de junho de 2010

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Festas Juninas

Projeto Didático
Todos os anos invariavelmente, as escolas se ocupam da festa junina: organizar a festa, providenciar os comes e bebes, cortar e colar bandeirinhas, lanternas e correntes coloridas une as pessoas para partilharem a alegria da comemoração. Dentre as muitas possibilidades de abordagem desse tema, podemos optar pelo aspecto multicultural e religioso da festa.
As perguntas da pesquisa devem ser elaboradas coletivamente e podem ser bastante simples: Quais os Santos católicos das festas juninas? Quais as comidas que vocês conhecem da festa junina? De onde vem esse costume? E as músicas, poesias quais as que sabemos? Conhecem a música do KLeiton e Kledir? As danças, as lanternas, como surgiram?
Ouça abaixo música do Kleiton e Kledir - Noite de São João.




A poesia do Pedro Bandeira traz um lindo texto sobre a festa junina.
FESTA JUNINA

A fogueira está queimando
toda noite se ilumina.
Alegria, minha gente,
vamos a festa junina.

O Zeca e a Maricota
na quadrilha estão dançando
enquanto o Manuel banguela
a sanfona vai tocando.

Zé do Brejo e João da Grota
estão xingando e brigando?
Nada disso! è desafio
que os dois estão cantando.

Vamos saltar a fogueira
que a festa está animada!
Quem quer estourar pipoca
e comer batata assada?

Lá no céu as estrelinhas
piscam, piscam de alegria,
convidando a lua cheia
para cair na folia.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Declare seu cuidado com o planeta






5 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

Cuidar é a melhor forma de preservar.


Histórico do dia

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

O Fundo Mundial para a Natureza (WWF) elabora relatórios contendo o Índice do Planeta Vivo (IPV), ano a ano. O IPV é um raio-x dos recursos naturais do planeta, através da coleta de dados de 151 países sobre ecossistemas, espécies, poluição e consumo. Vamos acompanhar os resultados do IPV de 1999?
- De 1970 até 1996, os ecossistemas aquáticos sofreram uma queda de qualidade impressionante, numa velocidade de destruição que compromete a qualidade da água e a vida dos peixes.
- Em relação à vida vegetal, o Brasil ocupa a 6a posição no ranking dos países que possuem mais espécies ameaçadas, entre os 151 países estudados. O país mais ameaçado são os Estados Unidos. Depois vêm: Austrália, África do Sul, Turquia e México.
- O Brasil, sozinho, detém 10% de toda a biodiversidade mundial. É também o país com maior número de espécies de plantas conhecidas: 55 mil.
- Nosso país está em 3o lugar entre os países com maior cobertura florestal, mesmo já tendo perdido dois quintos de suas florestas. Em primeiro lugar, ficou a Federação Russa. O segundo país com maior extensão de florestas é o Canadá.
- O planeta já perdeu metade de sua extensão florestal original, principalmente nos últimos 100 anos. Calcula-se que todo ano seja desmatada, na Terra, uma área equivalente ao estado do Acre.
- O Brasil é o segundo país mais desmatado. O primeiro lugar fica com a China.
- A biodiversidade dos ecossistemas de água doce diminuiu 45% de 1970 até 1996. Já o ecossistema marinho perdeu 35% de sua biodiversidade nestes mesmos 26 anos.
- O consumo de fertilizantes aumentou de 12 para 80 milhões de toneladas por ano no intervalo de 26 contemplado pela pesquisa. O Brasil está em 75o lugar entre os 151 países que mais consomem fertilizantes.

Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.
Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!
Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.
Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental! Fonte IBGE - Teen

O planeta em perigo
Florestas mortas
O desmatamento em grande escala já chega a 46% das matas primitivas da terra. Dos 62.200.000 Km2 de florestas originais, somente 33.400.000 ainda cobrem a superfície do planeta.
Todo ano, cerca de 170 mil Km2 de mata simplesmente desaparecem, sendo a principal forma de desmatamento as queimadas de grandes áreas para o cultivo da agricultura e a prática da pecuária. A comercialização da madeira, a expansão dos centros urbanos, a construção de estradas e o extrativismo de interesse econômico são outros importantes motivos que levam à devastação.
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o recordista no mundo em desmatamento, sendo derrubados anualmente na Amazônia em torno de 15 mil Km2 de floresta.
Poluição
Poluição do ar, das águas, do solo, sonora, diversas designações para um único problema: a interferência negativa do homem no equilíbrio ambiental, quando exerce suas atividades cotidianas em casa, no trabalho, em todo o lugar, enfim. A emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade acima da capacidade humana de absorção é o que chamamos de poluição.
Exemplo de poluição do ar: indústrias químicas e siderúrgicas lançando na atmosfera óxidos sulfúricos e nitrogenados e enxofre.
Poluição das águas: o esgoto que suja rios, lagos e áreas de mananciais. De acordo com a ONU, dois terços da humanidade podem vir a passar sede, em menos de 30 anos.
Poluição do solo: causada pelo acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal. Uma solução viável para esse tipo de poluição seria a prática da reciclagem do lixo.
Poluição sonora: barulho dos carros. Nas principais ruas da cidade de São Paulo, os níveis de ruído atingem de 88 a 104 decibéis. O máximo tolerável é 85 decibéis.


Para contar e refletir
A esposa de um fazendeiro detestava cobras. Um dia, suplicou ao marido que desse um fim às peçonhentas. O homem, não querendo contrariá-la, prontamente determinou o extermínio de todo e qualquer vestígio de ofídios na fazenda. O que foi feito.
A colheita seguinte não rendeu um décimo da anterior. Em sonho, desesperado, suplicou a Deus que o perdoasse. Imaginava que aquela miséria de safra era castigo divino por ter dado fim aos animais. Também em sonho, o Criador lhe respondia:- “Não o castiguei, nem perdoei. Apenas, deixei que a natureza seguisse seu curso”.
Ora, o curso natural é simples: cobras engolem sapos. Sem elas, os sapos aumentam em número. E, sapos engolem insetos. Assim, quanto mais sapos, menos insetos. Diversos insetos são polinizadores e, sem eles, há plantas que não se reproduzem.
Moral da história: menos cobra, menos safra! Assim funciona o mundo natural.
O que tem a ver cobra com safra? Tudo! Em verdade, tudo tem a ver com tudo. Entretanto, a humanidade não pensa dessa forma. Primeiro, acredita que a natureza é infinita, com recursos inesgotáveis. Segundo, imagina que existem espécies úteis e outras completamente inúteis. Terceiro, conclui que, entre as espécies úteis, os humanos são mais úteis que as outras.
Nos últimos 50 anos, a produção mundial de grãos triplicou, a quantidade de terras irrigadas para a agricultura duplicou, o número de automóveis passou de 500 milhões, o mesmo acontecendo a televisores, geladeiras, chuveiros elétricos, lavadoras, secadoras, computadores, celulares, microondas, fax, videocassetes, CDs, parabólicas, isopor, descartáveis, transgênicos e outras invenções. As riquezas produzidas, nesse período, quintuplicaram.
Mas, também nos últimos 50 anos, o mundo perdeu 20% de suas terras férteis e 20% de suas florestas tropicais, com milhares de espécies ainda nem conhecidas. O nível de gás carbônico aumentou 13%, foram destruídas 3% da camada de ozônio, toneladas de materiais radioativos foram despejadas na atmosfera e nos solos, os desertos aumentaram, rios e lagos morreram por causa da chuva ácida ou de esgotos domésticos e industriais.


Uma experiência legal!

“Por que é que as folhas caem?”

Para quem quiser fazê-la, apresento aqui os ingredientes desta experiência.

Material:
- um lápis bem afiado- 2 copos de papel- terra- um medidor de decilitros- água
- guardanapos de papel
1 . Usa-se o lápis para fazer dez furos no fundo dos dois copos de papel

2. Encher cada um dos copos com cerca de 200g de terra. Pressionar a terra para ela ficar mais compacta.

3. Colocar um dos copos no congelador durante a noite. Deixar o outro copo na bancada da cozinha.

4- No dia seguinte, tirar o copo do congelador e colocar cada um em cima de um guardanapo de papel. Depois colocar meio decilitro de água em cada um dos copos e espera para ver o que acontece.
É importante frisar que este experimento, deve ser antes testado pelo educador, porque permitirá guiar as crianças no decorrer da experiência. Mas, mais importante do que a própria experiência, são as questões das crianças no decorrer da experiência. Antes de iniciar o processo, anotar as hipóteses que são apresentadas pelas crianças sobre o problema em causa. Nesta experiência que tinha como alvo “Porque é que as folhas caem?” surgiram as seguintes hipóteses:
- “Porque é Outono.”- “Porque ficam velhas.”- “Porque o vento as abana e elas caem.”
Conversamos um pouco sobre estas hipóteses e verificamos, pela observação, que de fato são hipóteses válidas mas, como o papel do educador é de orientá-los proporcionando por vezes uma“explosão de ideias”, considerá-las como ponto de partida para o início da experiência programada: “É verdade, elas caem porque são velhas mas, porque é que as folhas ficam velhas?” Realizar a experiência com as crianças. Explorar pelo tato os diferentes copos. Etiquetar identificando cada copo, para registrar e descrever a experiência.

Sugestão: fazer linhas com canetas em ambos os lados do guardanapo a alguma distância do copo, para que assim as crianças possam verificar melhor a “corrida da água” e “quem vai chegar primeiro”. Qual dos dois guardanapos molhou mais depressa? O do copo que tinha a terra fria ou o do copo que estava a temperatura ambiente?
A conclusão, evidente, de que a água passa mais depressa através da terra à temperatura ambiente do que através da terra fria foi a conclusão que as crianças chegaram. Mas, qual a importância desta conclusão?
Aqui entra novamente o papel do educador ao explicar que o mesmo acontece com a água que as raízes vão buscar a terra. Se a terra estiver muito fria é mais difícil que ela chegue as raízes. Por conseguinte, como é mais difícil as folhas irem “buscar” água às raízes “envelhecem” (mudam de cor) e por isso, há a sua queda.Uma das coisas de que as folhas precisam para viver é de água!A água que elas recebem é retirada à terra pelas raízes e transportada através do tronco e dos ramos até chegar às folhas.Durante o Inverno as árvores têm mais dificuldade em ir buscar água à terra gelada. Para não morrerem têm de dar menos água às folhas. Quando as folhas deixam de receber água elas mudam de cor. Quando as folhas deixam de receber água, elas mudam de cor e acabam por morrer. Eis a razão porque, apesar de chover durante o Inverno as raízes têm dificuldade em ir buscar água à terra.

Fonte:http://as-experiencias-pre-escolar.blogspot.com




terça-feira, 27 de abril de 2010

A família deve se reunir para firmar os laços afetivos


O dia da família é uma data internacionalmente conhecida, comemorada em 15 de maio, desde 1994. Nesta data, a ONU (Organização das Nações Unidas) celebrou o ano internacional da família, através do tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”.
A família é composta por pessoas ligadas através de laços sanguíneos, constituída por todos os parentescos, como pais, avós, tios, primos, netos, sobrinhos, dentre outros.
Antigamente as famílias eram patriarcais, se apresentavam com um núcleo composto por marido, mulher e filhos. Os pais eram muito distantes dos filhos, quase não conversavam com os mesmos e eram tidos como os chefes das famílias, tendo que ser respeitados por todos. Era um tempo muito severo.
Hoje em dia as famílias se transformaram muito, em razão das mudanças socioculturais, econômicas e religiosas. Os fatores que mais influenciaram na transformação das famílias foram as modernidades, as conquistas da mulher no mercado de trabalho. As mulheres não se encontram mais dependentes dos maridos, conseguem se manter financeiramente e por isso o número de divórcios aumentou muito nos últimos anos.
Nesta data é importante que as pessoas revejam seus conceitos sobre família, assim como os papéis de cada um dentro dessa, pois temos visto problemas familiares sérios, em razão das pessoas casarem e não assumirem suas responsabilidades dentro do lar. São homens e mulheres que priorizam outras atividades e deixam os filhos sem vínculos afetivos bem vivenciados. As responsabilidades do ambiente familiar devem ser partilhadas em um ambiente saudável.
É muito importante a vida em família, pois as pessoas necessitam umas das outras. Além disso, compartilhar momentos de afetividade com os parentes só faz bem para as pessoas, traz proximidade, calor humano, harmonia, amor, carinho, sentimentos que as pessoas precisam para serem felizes.
Segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos últimos anos aconteceu uma mudança brusca no perfil das famílias, hoje os casais têm apenas um ou dois filhos.
No Brasil, a data é comemorada no dia oito de dezembro, criada em 1963, pelo presidente João Goulart. Por Jussara de BarrosGraduada em PedagogiaEquipe Brasil Escola

terça-feira, 20 de abril de 2010

Orações na escola

Orar na escola é uma prática que vem do período em que o ensino religioso era obrigatório. As orações eram da tradição religiosa dominante, tanto que é prática comum nos legislativos municipais e nas falas iniciais em diversos eventos orar e invocar a proteção divina. Nas séries iniciais a criança se encontra na etapa operatório-concreta e a sua aprendizagem é marcada pela experiência, modelos de conduta dos adultos, assimilação de novas convivências na escola. Na escola necessita reafirmar sua identidade religiosa, conhecer e respeitar a diversidade presente na sua realidade próxima e distante. A Lei nº 9475/97, apresenta uma nova redação para o art. 33 da LDBEN,"Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.".

A oração na escola deve contemplar textos sagrados diversos, dando conhecimento a que religião pertencem, como referencial de ensinamentos sobre a fé e a prática das tradições religiosas.

Estudo das orações nas tradições religiosas.
Tempo: uma ou duas aulas, como suporte para orações e celebrações o ano todo.
Desenvolvimento:
Iniciar com a palavra oração em destaque e
solicitar que os alunos e alunas exponham quais as preces que eles conhecem.Quando rezam? Por que rezam? Aprenderam com quem a rezar?
Após registrar no caderno a mais citada.
Em seguida explicar o que significa a oração nas tradições religiosas, como elas transmitem a fé dos seus seguidores. Mostrar gravuras como exemplos de fiéis orando.
Pode selecionar da Bíblia um Salmo, uma oração indigena, um cântigo, pra explorá-los com as crianças, qual a mensagem: súplica, agradecimento, declaração de fé. Comparar com a registrada no caderno e identificar palavras com significados semelhantes e a sua mensagem.
Podem escolher uma para escrever em papel colorido, ilustrando-a e expô-la no varal da turma.
Em seguida são incentivados a pensarem como criar orações para os diversos temas estudados, vivências da aula.
Como pesquisa: perguntar em casa quais as orações dos pais, avós, irmãos e por que são as escolhidas.
A partir desse estudo trazer outras orações e contextualizá-las.
Salmo dos povos indigenas
Ouve, Senhor de todos os povos,
Maíra nas origens,
nosso primeiro Pai Nhamandu.
Ouve, sim, a nossa voz que vem
do fundo das nossas perplexidades,
da multidão dos nossos mortos,
das nossas incontáveis dores.
Querem as nossas terras, inundam as nossas matas, traficam com nossas vidas e culturas, desprezam nossa sabedoria milenar.
Mas nós cremos em ti
e celebramos o teu nome, dançamos o teu mistério,
canamos a tua glória
porque os amas e nos fazes felizes.
(Madiha - Ocheiro da terra. Paulinas)Revista Diálogo
Oração Shema(oração judaica)
Escuta ó Israel, o Eterno é nosso Deus! O Eterno é Único. Bendito sejam o nome e a glória do seu Reino por todo o sempre. Amarás ao Eterno, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda tua força. Que estas palavras que hoje te ordeno sejam gravadas no teu coração! Tu as ensinarás aos teus filhos, falando delas ao te sentares na tua casa, quando estiveres caminhando, ao te deitares e ou te levantares. E as atarás de sinal á tua mão e as manterás com um símbolo entre os teus olhos. E as escreverás nos batentes da tua casa e nas tuas portas.